Montreal, 23 de agosto de 2016

wftl

A sétima edição do Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL) foi realizada em Montreal, de 08-13 agosto de 2016, como parte da décima segunda edição do Fórum Social Mundial (FSM), o primeiro ser realizada em um país disse norte. O FMTL aconteceu em duas partes: a 8 e 13 de Agosto, dois dias exclusivamente FMTL em Brebeuf College; de 9 a 12 de agosto, uma programação FMTL altamente integrado com a programação geral do FSM, no local do FSM e aberto ao público este grande encontro. O Ecumênico Rede Justiça, Paz e Ecologia (ROJeP, www.justicepaix.org ) apoiou a organização local do evento em colaboração com o Secretariado-Geral do FMTL com sede em Porto Alegre, Brasil.

Durante os seis dias juntos, os poucos 425 inscritos FMTL 2016 participou de muitas actividades organizadas em 25 grupos ou organizações que tenham intervindo ou oficinas de animação. Cerca de 70 pessoas foram levadas em plenário, em workshops e mesas redondas, e como parte de uma peça de teatro, a apresentação de um documentário, de partilha e celebração espaços simbólicos.

O Fórum Mundial de Teologia e Libertação não teria sido possível sem o empenho das 40 pessoas que compunham a comissão organizadora de quinze voluntários e apoio financeiro de organizações de solidariedade que os apoiaram.

O Fórum Mundial de Teologia e Libertação é um espaço de encontro ecumênico, dialógica e plural, entre grupos e indivíduos que fornecem várias formas críticas de dominação e opressão, e que construir um outro mundo necessário e possível. FMTL estabelece uma relação entre a “teologia” e “libertação”, criando vínculos e promover a criação de redes entre diferentes teologias no cenário mundial que se inscrever nesta perspectiva.